quarta-feira, 11 de março de 2015

Análise do Peixe Babel

Para pessoas que gostam de trilogias formadas por cinco livros, o nome é sugestivo. Na última aula de biologia foi tratado o tema parasitismo e um dos exemplos mais célebres que podemos citar de parasitismo é o Peixe Babel.

O Peixe Babel é uma espécie de peixe muito utilizada na por variadas raças para se comunicar em outras línguas (foi também utilizado para provar a inexistência de Deus, mas isso não vem ao caso). Segundo O Guia do Mochileiro das Galáxias:

"O Peixe Babel é pequeno, amarelo e semelhante a uma sanguessuga, e é provavelmente a criatura mais estranha em todo o Universo. Alimenta-se de energia mental, não daquele que o hospeda, mas das criaturas ao redor dele. Absorve todas as frequências mentais inconscientes desta energia mental e se alimenta delas, e depois expele na mente de seu hospedeiro uma matriz telepática formada pela combinação das frequências mentais conscientes com os impulsos nervosos captados dos centros cerebrais responsáveis pela fala do cérebro que os emitiu. Na prática, o efeito disto é o seguinte: se você introduz no ouvido um peixe-babel, você compreende imediatamente tudo o que lhe for dito em qualquer língua. Os padrões sonoros que você ouve decodificam a matriz de energia mental que o seu Peixe Babel transmitiu para sua mente."

Bem, como podemos reparar nesse trecho o Peixe Babel é um parasita, pois assim como outros parasitas se aproveita de um outro organismo para se manter vivo, porém, se alimentam das frequências cerebrais de outras criaturas e não do hospedeiro.

Diferente de alguns parasitas esse tipo não afeta o hospedeiro de forma prejudicial (a não ser perto de um vogon), pois apenas traduz o que foi dito.

O Peixe Babel ainda pode ser classificado como um parasita optativo e endoparasita, pois não necessita de um hospedeiro para viver e vive no interior do seu hospedeiro e não se encaixaria em nenhum dos filos em que os parasitas se encaixam, pois este seria um peixe(chordata).

Talvez, o Peixe Babel deveria ser um caso a ser estudado, pois apresenta características muito peculiares e não se encontra muitas informações sobre este tipo de animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário