quinta-feira, 18 de junho de 2015
Arborização - 2
Quando navegamos na internet, muitos de nós não se lembra do impacto ambiental que isso gera, a quantidade de energia gasta manter servidores, a poluição que isso gera entre outras coisas. Foi pensando nesse impacto que uma empresa criou um serviço diferente. Ela se propõe a plantar árvores de acordo com a quantidade de acessos que sua página tem. O serviço, que não é gratuito infelizmente, é uma proposta interessante, pois nos traz a questão da sustentabilidade. Segue o link da empresa: https://contrate.greenclick.com.br/.
Arborização
Quando pensamos em arborização, podemos achar que simplesmente podemos achar que podemos simplesmente pegar alguma muda e plantar na calçada. No entanto, existem algumas regras para se plantar árvores, na calçada. São levadas em conta vários aspectos da rua, como por exemplo, a presença de fios elétricos e o tamanho da calçada, e isso vai definir qual a melhor espécie para se plantar. Outro cuidado que devemos tomar quando vamos plantar a árvore, é em relação à manutenção. Uma poda errada pode matar a árvore. Para mostrar um pouco do cuidado que devemos ter em relação às árvores, trouxe esse vídeo onde, apesar da falta de planejamento ao plantar a árvore, tiveram o maior cuidado em manuseá-la.
sexta-feira, 5 de junho de 2015
Botânica
O assunto botânica me lembrou do trabalho que meu grupo fez no 1º bimestre, apesar de não estar tão relacionado assim. Meu trabalho é sobre arborização em Campo Grande e vamos começar catalogando as árvores centenárias. Então, para entrar no clima, aqui vai um site com uma lista das árvores mais antigas encontradas em locais com clima temperado.
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Algas
Algas, diferente do que muitos pensam, não são plantas e sim protistas. O que difere elas das plantas é que as plantas possuem estruturas especiais para proteger embriões.
As algas podem ser unicelulares ou pluricelulares e tem uma importância muito grande na manutenção da vida, pois são elas que produzem a maior parte do oxigênio e também formam a base da cadeia alimentar. Portanto, vale a pena preservar isso.
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Queijos e fungos
Acredito que muitas pessoas já se depararam com algum alimento mofado e ter sentido um certo sentimento de repulsa em relação aos microrganismos que fizeram aquilo. Pois bem, esses microrganismos que estragam seu pão, ajudam em muitas áreas da gastronomia, desde a produção de vinho até a produção de queijo.
Então, da próxima vez que você for comer aquele queijo com um gosto horrível que não sai da sua boca(achei o queijo brie com o gosto mais suave), agradeça aos fungos, eles são parte essencial na produção. Além disso, existem complexos enzimáticos produzidos pelos fungos que ajudam na prevenção de infartos e vários outros problemas, tendo grande influência no chamado "Paradoxo Francês".
Então, da próxima vez que você for comer aquele queijo com um gosto horrível que não sai da sua boca(achei o queijo brie com o gosto mais suave), agradeça aos fungos, eles são parte essencial na produção. Além disso, existem complexos enzimáticos produzidos pelos fungos que ajudam na prevenção de infartos e vários outros problemas, tendo grande influência no chamado "Paradoxo Francês".
sábado, 18 de abril de 2015
Amanita muscaria
Muitas pessoas certamente já jogaram ou já ouviram falar da franquia do encanador italiano Mario(e do irmão injustiçado dele, Mario Verde Luigi), o que muitos podem não saber é que o famoso cogumelo que o Mario como para crescer é baseado em um cogumelo de verdade, o Amanita muscaria. O Amanita muscaria, é um cogumelo vermelho com pintas brancas, como o da figura a seguir:
Esse tipo de cogumelo, conhecido por ser um alucinógeno, faz o indivíduo que o ingere achar que está crescendo ou que o mundo está diminuindo. O cogumelo, quando não está desenvolvido, se parece com alguns cogumelos inofensivos e por isso pode ser ingerido indevidamente, causando uma leve experiência alucinógena(apunhala a criança, apunhala a criança).
Estima-se que uma dose de 15 cogumelos desse pode matar, sendo considerado como mortal por muitos livros antigos, apesar de não ter sido registrado nenhuma morte durante o século XX. Apesar das toxinas presentes, o Amanita muscaria pode ser utilizado na culinária, pois os componentes ativos são solúveis em água.
quinta-feira, 26 de março de 2015
Herpes
Herpes é uma doença viral, ou seja, causado por vírus. Existem 3 tipos de herpes: o herpes labial, o herpes genital e o herpes zoster.
O primeiro é causado principalmente pelo HSV 1, mas também pode ser causado pelo HSV 2 ( vírus causador da herpes genital) e é transmitido pelo compartilhamento de objetos como louças, talheres, toalhas e pela saliva.
O segundo tipo é causado principalmente pelo HSV 2, mas também pelo HSV 1 e é transmitido pelas relações sexuais sem proteção.
Já o terceiro tipo é conhecido popularmente como catapora, e pode ser transmitido pelo compartilhamento de objetos e também pela saliva.
Mapas conceituais
Mapa conceitual é uma forma de organizar um conceito ou uma ideia. Um conceito deve ser ligado a um outro para representar uma relação. Mapas conceituais possuem diversas utilizações práticas, sendo muito utilizado na consolidação de um conhecimento.
Quando me deparei com um mapa conceitual pela primeira vez, ele foi apresentado para mim como mapa mental. Já tentei utilizá-los outras vezes, e em geral é uma experiência um tanto quanto incômoda. A parte mais difícil de se elaborar um mapa conceitual é tentar organizar as palavras de forma que elas façam sentido ao mesmo tempo em que elas não fiquem desorganizadas. Quando você elabora um mapa mental é interessante ter um espaço relativamente grande pois assim fica mais fácil montar um mapa sem o problema de falta de espaço.
quarta-feira, 11 de março de 2015
Análise do Peixe Babel
Para pessoas que gostam de trilogias formadas por cinco livros, o nome é sugestivo. Na última aula de biologia foi tratado o tema parasitismo e um dos exemplos mais célebres que podemos citar de parasitismo é o Peixe Babel.
O Peixe Babel é uma espécie de peixe muito utilizada na por variadas raças para se comunicar em outras línguas (foi também utilizado para provar a inexistência de Deus, mas isso não vem ao caso). Segundo O Guia do Mochileiro das Galáxias:
"O Peixe Babel é pequeno, amarelo e semelhante a uma sanguessuga, e é provavelmente a criatura mais estranha em todo o Universo. Alimenta-se de energia mental, não daquele que o hospeda, mas das criaturas ao redor dele. Absorve todas as frequências mentais inconscientes desta energia mental e se alimenta delas, e depois expele na mente de seu hospedeiro uma matriz telepática formada pela combinação das frequências mentais conscientes com os impulsos nervosos captados dos centros cerebrais responsáveis pela fala do cérebro que os emitiu. Na prática, o efeito disto é o seguinte: se você introduz no ouvido um peixe-babel, você compreende imediatamente tudo o que lhe for dito em qualquer língua. Os padrões sonoros que você ouve decodificam a matriz de energia mental que o seu Peixe Babel transmitiu para sua mente."
Bem, como podemos reparar nesse trecho o Peixe Babel é um parasita, pois assim como outros parasitas se aproveita de um outro organismo para se manter vivo, porém, se alimentam das frequências cerebrais de outras criaturas e não do hospedeiro.
Diferente de alguns parasitas esse tipo não afeta o hospedeiro de forma prejudicial (a não ser perto de um vogon), pois apenas traduz o que foi dito.
O Peixe Babel ainda pode ser classificado como um parasita optativo e endoparasita, pois não necessita de um hospedeiro para viver e vive no interior do seu hospedeiro e não se encaixaria em nenhum dos filos em que os parasitas se encaixam, pois este seria um peixe(chordata).
Talvez, o Peixe Babel deveria ser um caso a ser estudado, pois apresenta características muito peculiares e não se encontra muitas informações sobre este tipo de animal.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Filogenia
Filogenia é a área da biologia que estuda a relação evolutiva entre grupos de organismos e tenta determinar as relações de ancestralidade entre os organismos.
Para se determinar a relação entre organismos pode ser utilizada a cladística, que com base em características primitivas (plesiomorfia) ou derivadas (apomorfia) determina o grau de evolução do organismo. Assim os dados são organizados em uma matriz, e com base nela é feito um cladograma parecido com o da imagem abaixo (and I think this is beautiful).
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Taxonomia
Taxonomia, do grego tassein (classificar) e nomos (administrar), é um ramo da biologia que separa seres vivos em grupos com base nas suas características, além de procurar relações de parentesco de organismos e estudar sua evolução.
A ideia de se classificar organismos surgiu a muito tempo, mas o sistema utilizado atualmente foi criado por Lineu, em que agrupa seres vivos em categorias como classe, ordem, gêneros e espécies, e por esse motivo é considerado o pai da taxonomia moderna.
O sistema atual divide os organismos em:
-Reino
-Filo
-Classe
-Ordem
-Família
-Gênero
-Espécie
Quanto mais alto estamos na classificação, menos parentes temos com mais características em comum, e quanto mais baixo estamos, mais parentes temos com menos características em comum.
Assinar:
Postagens (Atom)